quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O SIMBOLISMO NO BRASIL



O Simbolismo foi o único movimento literário no Brasil que foi iniciado quase que simultaneamente com o europeu, isso graças à Cruz e Souza que captou as idéias do Simbolismo europeu e de implantou no Brasil de modo imediato.
Dessa forma,o Simbolismo começa no Brasil em 1893 com a publicação de dois livros: Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poesia), ambos de Cruz e Souza. Entretanto, antes dessa data já haviam manifestações poéticas ligadas à nova estética, mas especificamente no ano de 1887 com a publicação de Canções da Decadência, de Medeiros e Albuquerque e, no ano de 1891, é levado a público, no jornal carioca Folha Popular, o primeiro manifesto simbolista brasileiro, assinado por Emiliano Perneta, Cruz e Souza, Bernardino Lopes e Oscar Rosas.
Similarmente ao Simbolismo europeu, o Simbolismo aqui no Brasil foi bastante rápido, apesar de trazer uma chama renovadora à poesia brasileira. Entretanto o Simbolismo ficou restrito a alguns escritores, não conseguindo penetrar em círculos literários mais amplos e com isso não exerceu o papel que teve em outros países. 
É importante mencionar que o Simbolismo não veio para concluir a escola antecedente (realista – naturalista – parnasiana) e tampouco terminou com o início da escola seguinte. Na realidade, do fim do século XIX ao começo do século XX, três tendências caminhavam paralelas: Realismo, Naturalismo e Parnasianismo, cada um com suas estéticas, e aqui e ali se fundindo em pontos comuns. Só o Modernismo, em 1922, viria para traçar novos rumos para a nossa literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário