Características da poesia simbolista.


Características da poesia simbolista:

Duas idéias, na concepção da poesia dos simbolistas, permitem a subdivisão dos novos poetas em vidente e em artistas.  Mas essas duas idéias são entrelaçadas na idéia da poesia-música  como método de conhecer o incognoscível.
Walter Binni diz que a poética do Simbolismo tem como princípio essencial a “constatação de um mundo novo, de uma região do espírito inexplorada e basilar para todo o conhecimento e para toda a moral: a descoberta do outro lado das coisas como sendo a raiz verdadeira da nova poesia”
A poesia como revelação do mistério (vidência) e a poesia como afirmação da “universal analogia” que a tudo une dão como conseqüência a definição da musica como único meio cognoscitivo.
Devemos ter em mente a significações que os simbolistas colocam à musica. Porque dessa forma pode-se entender os gostos e tendências temáticas do Simbolismo: as evocações de sensações e de sentimentos, atração pelo abismo, sentimentos de impotência.
No aspecto do significante as características são: jogo das aliterações e assonâncias sugestivas e não imitativas, flexibilidade rítmica-métrica sendo esta relevante no tratamento dos alexandrinos e na descentralização dos decassílabos. 
No plano lexico-semântico, percebe-se a vontade de dar um sentido novo as palavras comuns e de rebelar-se contra o dicionário.
No plano sintático-semântico, as combinações que dão relevo as sinestesias, às imagens visionaria, as visões e à superlativização da metáfora que se chama símbolo.
Na temática, tem-se muita variação com exceção de Alphonsus Guimarães, cuja obra gira em torno da morte e da amada ausente.
O que marca o Simbolismo é a concepção da poesia como descoberta do “além das coisas” e, portanto, um temática tratada musicalmente, nos três sentidos assinalados: sugestão sonora, revelação ou busca do não alcançado pela razão, construção de um todo expressivo coeso.

De modo pratico, podemos resumir da seguinte forma as características do simbolismo literário:
Ø  Subjetivismo
Ø  Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vez de nomear
Ø  Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música)
Ø  Abundância de metáforas, comparações, aliterações (repetição de um fonema consonantal), assonâncias (repetição de fonemas vocálicos) e sinestesias.
Ø  Cultivo do soneto e de ouras formas de composição poética.
Ø  Antimaterialismo, antirracionalismo.
Ø  Misticismo, religiosidade.
Ø  Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura.
Ø  Pessimismo, dor de existir.
Ø  Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte.
Ø  Retomada de elementos da tradição romântica.

Vi no: Linguaberta